Voltar para uma casa organizada é bem-estar e qualidade de vida

Depois de um dia cansativo de trabalho, voltar para a casa deveria ser o momento mais desejado para qualquer pessoa. Mas, nem sempre é assim. Muita gente encara esse retorno ao lar como sendo um martírio. A constatação é da Personal Organizer (PO), Daiza Callisaya, toda vez que ela entra em uma residência para organizar a vida de alguém.

“A primeira frase que escuto, normalmente, é a seguinte: não aguento chegar em casa e encontrar tudo desse jeito. É muita bagunça aqui e não sei mais o que fazer”, conta a PO. O drama de não conseguir organizar os ambientes em casa reflete na harmonia familiar e nos relacionamentos. É o que explica Daiza.

Para a Personal Organizer, a desorganização começa aos poucos e foge do controle das pessoas, podendo chegar até a um cenário de acúmulo de objetivos que não servem, dentro de casa. “Quase sempre a desorganização está ligada ao apego a objetos sem serventia. As pessoas começam guardando aqui, guardando ali e, de repente, estão abarrotadas de tralhas”, constata Daiza.

DICAS

Por isso, a primeira dica que Daiza dá para quem quer se organizar em casa é “destralhar”. “’Destralhar’ é descartar tudo aquilo que você não utiliza. Que não lhe serve. Esse seria o primeiro passo”. Daiza orienta fazer um levantamento separando tudo o que está quebrado para jogar fora, o que pode ser doado e o que precisa ser consertado para voltar ao uso.

“O processo de organização começa com o descarte das tralhas e em seguida com a categorização de cada coisa, que ganha um cantinho adequado pra ficar”, complementa Daiza. Segundo ela, todas as coisas precisam estar guardadas e armazenadas em locais funcionais para serem encontrados facilmente.

De acordo com as explicações da PO, algo que leve mais de 30 segundos para ser encontrado, não está no lugar correto. “Por isso, é importante reconhecer as necessidades de cada morador da casa e manter os objetos em locais adequados a rotina do lar”.

Para a consultora de comportamento e estilo, Janine Marques, organizar a casa contribuiu para a melhora do seu bem-estar e qualidade de vida. “Assim que tudo ficou em ordem, eu me senti mais leve, em harmonia com minha casa e até com mais tempo para dar conta de outras atividades. A organização também me trouxe produtividade”, afirma Janine.

ORGANIZA VOCÊ 360°

Dicas com essas serão repassadas no Workshop Organiza Você 360°. Será realizado no próximo dia 31, das 8h30 às 18h. Esta será a terceira do evento, que tem o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e repasse de conhecimento para pessoas que necessitam gerenciar melhor o tempo, organizar a rotina e também os ambientes em casa, nas empresas ou órgãos públicos. Além da Persona Organizer Daiza Callisaya, o Workshop tem a participação da Coach de Produtividade Wanessa Lays.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.