Como ensinar as crianças a serem mais organizadas?

Ser uma pessoa organizada é um sonho de consumo de muitos adultos hoje em dia e muitas vezes até tentam, mas logo abrem mão de construir esse hábito tão essencial no cotidiano.

O que muitos não sabem é que esses obstáculos, criados inconscientemente, têm muito a ver com a forma pela qual a organização foi inserida na vida dela, principalmente na infância. Veja as seguintes frases:

  • Você só vai sair se arrumar o seu quarto.
  • Se não forrar a cama você não vai assistir desenho.
  • Só vai brincar se limpar essa sujeira.
  • Se não guardar os seus brinquedos não vai passear.

Frases como essas programam o nosso cérebro a ter uma visão punitiva da organização. Os mesmos comandos podem ser dados, porém de formas completamente diferentes. 

Quando nos tornamos adultos, queremos ficar livres de tantas regras, porém a liberdade que tanto procuramos está na organização. Como tudo isso é comportamental, há solução para adultos e crianças. 

Hoje vamos falar como inserir organização de forma leve e divertida na vida de uma criança. Um passo importante é dar o máximo de clareza para ela: isso pode ser feito como se tudo fosse uma grande brincadeira, onde ela possa criar vários hábitos automaticamente. Sim, isso é possível. Portanto, vamos as dicas:

1. Lugar especial: crie um cantinho de organização para criança, pode ser no quarto dela ou em algum lugarzinho na casa. O que importa é que as coisas que ela mais usa estejam sempre juntas, acessíveis e fáceis de tirar e colocar de volta no lugar;

2. Hábitos: selecione alguns hábitos que a criança precisa construir (Ex.: manter suas coisas no cantinho da organização);

3. Seja exemplo: crianças amam copiar os adultos, se elas te veem fazendo algo legal, automaticamente elas vão querer fazer também (Ex.: Arrumar a casa sem reclamar, sorrindo e ouvindo música);

4. Elogie: existe um poder quando recebemos elogio, principalmente quando criança. Ela começa a repetir determinada ação ou comportamento, porque a sensação de ser validada por algo que fez é maravilhoso. Logo, ela quer sentir aquilo novamente;

5. Celebração: você pode criar bônus ou premiações semanais, caso a criança bata a meta da semana. Não precisa ser algo relacionado a dinheiro. Talvez o maior prêmio que ela possa ganhar é ficar um tempo sozinha com você sem celular por perto.  Esses hábitos podem ser controlados de forma simples (Ex.: Cada dia que ela realiza seus hábitos, ela ganha uma estrelinha).

Ideia de um cantinho de organização para as crianças. Fonte: http://allparenting.com/my-home/articles/968607/back-to-school-organization-ideas

Treinando sua criança a lidar bem com organização pessoal todo mundo ganha; você vai ganhar mais tempo e ter menos estresse no dia a dia; ela vai ter menos problemas e complicações na vida, por ser algo prazeroso do qual ela vai colher frutos para o resto da vida.

Não tenho filho, mas essas dicas foram coisas que eu vivi desde muito pequena. Minha mãe sempre arrumava a casa cantando. Quando chegava da escola almoçava, tomava banho e ia dormir. Quando acordava ia para a sala brincar de fazer tarefas da escola, era tão legal que eu pedia para ela fazer outras tarefas só pra ficar mais tempo todo mundo junto (eu, meu irmão e ela). 

Sou filha de militar, por isso recebi muitas ordens claras e de forma natural, como: – abriu, feche! Sujou, limpe! Além disso, eu via o quanto meu pai era organizado com os documentos dele: as coisas mais importantes sempre estavam na pasta com chaves (até hoje ele ainda tem essa pasta), tinha outra pasta só com as fotos da família etc. 

Eu sou apaixonada por organização porque ela foi inserida na minha vida de forma simples, clara e divertida. Vivi os benefícios de ter uma vida organizada e você também merece viver isso. Nunca é tarde para começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.