Confraternizações de fim de ano: fique atento ao seu comportamento para não cair em uma armadilha.

Com a proximidade das festas de final de ano, inicia-se também a temporada de confraternizações corporativas. Este é um momento excelente para estreitar laços profissionais, quebrar um pouco a formalidade do dia-a-dia, aproximar-se dos colegas de outros departamentos e fortalecer o networking em um clima mais descontraído e propício à conexão.

Devemos, entretanto, ter consciência de que apesar de se tratar de uma festividade, esta não é um encontro de amigos, mas sim uma reunião social com música, bebida e animação porém dentro do contexto profissional. Assim, a atenção as nossas atitudes e comportamentos deve ser redobrada, pois estamos sendo observados e avaliados a todo momento. Ou seja, não dá para exagerar!

Para facilitar e melhorar nossa passagem por estes encontros, devemos observar algumas regrinhas de etiqueta que direcionam nosso comportamento para um convívio mais harmônico, evitando situações indesejáveis e constrangedoras. Então, vamos a algumas dicas simples, mas essenciais para que você passe uma imagem profissional e descontraída na medida certa.

Como se sair bem na confraternização da empresa

Postura

Cordialidade e gentileza é essencial no relacionamento profissional. Em uma confraternização mantenha o sorriso nos lábios, a discrição nos atos e naturalidade no agir. Aproxime-se, interaja, converse, se relacione com seus colegas de trabalho. Evite brincadeiras, excesso de intimidade e situações embaraçosas. Pratique o humor refinado!

Vestimenta

Vista-se conforme o perfil do evento, se for algo mais formal, esteja adequado à ocasião com roupas mais sóbrias e neutras. Caso seja um evento mais casual e despojado, utilize peças mais informais e coloridas, mas sem exagero. Mulheres evitem roupas curtas, justas e ousadas e homens deixem a camisa do seu time de futebol para outra ocasião. Lembrem-se de que o ambiente ainda é profissional apesar de ser fora da empresa.

Bebida

Muito cuidado com a bebida alcóolica! Beba moderadamente, mantenha o autocontrole, pois caso contrário poderá falar em demasia e se envolver em situações constrangedoras e vergonhosas que poderão denegrir sua imagem.

Redes Sociais

Aqui valem as mesmas regras para o ambiente de trabalho. Evite o excesso de uso do celular, afinal a prioridade é dos presentes e, depois, dos onlines. Ao postar fotos cuidado com a imagem e o texto da legenda, prefira posturas mais profissionais e sensatas. Evite registrar fotos de colegas sem a permissão destes.

Horário da festa

Assim como cumprimos a jornada de trabalho diariamente, também precisamos cumprir o horário da festa, ou seja, chegar e sair no horário. A consultora Célia Ribeiro recomenda que:

“Duas ou três horas de festa está ótimo, depois o clima começa a pesar. É preciso chegar na hora marcada, participar, dançar sem exageros e ir embora num horário razoável.”

Aproveite a festa e divirta-se, mas lembre-se de que a confraternização é uma extensão do ambiente de trabalho. Seja gentil, simpático, descontraído e interaja com todos os presentes, mas mantenha a discrição, a naturalidade e o equilíbrio. Eis a receita para ser o colaborador que se quer por perto em qualquer ocasião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.