Constância

Foto: 8photo - Freepik

Quando estamos motivados a modificar algo em nossas vidas, a constância é fundamental para nos ajudar a alcançar metas, manter o equilíbrio e desenvolver habilidades necessárias.

Para a criação de novos hábitos, o cérebro precisa de tempo para entender e processar a nova atividade. Isso significa manter uma abordagem regular, previsível e contínua. Isso não quer dizer que estaremos na mesma intensidade, humor e disposição todos os dias,  imprevistos não vão deixar de existir porque decidirmos alcançar um novo objetivo.

Sobrecarga e a autocobrança têm desencadeado um desequilíbrio emocional em busca de uma perfeição que não existe. Entender que o processo é constituído de várias etapas é fundamental.

Pois, com um nível alto de cobrança, você começa a criar crenças de que não tem capacidade para realizar a atividade, ocasionando medo ou até vergonha de pedir ajuda e até mesmo a desistência e o adoecimento. Outro ponto é quando nos tornamos ansiosos para chegar logo no objetivo final.

Alguns cuidados são importantes nesse processo:

  • Ter clareza do objetivo, do que se quer, ter objetivos específicos, que consiga ser mensurado e alcançável;
  • Criar um plano de ação com metas claras sobre cada passo do processo. Lembre-se que não podemos fazer tudo se uma só vez;
  • Estabeleça uma rotina saudável, com sono regular, alimentação balanceada, atividade física e não esqueça dos momentos de lazer. Isso pode ajudar a melhorar nossa energia, foco e bem-estar geral, tornando mais fácil manter a constância em todas áreas da vida;
  • Valorizar as pequenas conquistas, percebendo cada passo do processo. Essa atitude ajuda inclusive no processo de adaptação do cérebro;
  • Tenha flexibilidade e considere ações alternativas caso imprevistos aconteçam. Em alguns momentos pode ser importante estabelecer prioridades dentro que foi estabelecido e ajustar metas e expectativas.
  • Comprometa-se com você mas tenha autocompaixão, não se cobre tanto, se liberte da pressão da perfeição. Tudo que vivemos, estando ou não planejado nos serve de experiência;
  • Não esqueça de comemorar suas conquistas, isso nos ajuda a mantermos motivados;
  • Evite comparações, cada um tem seu processo e vive-lo com consciência é a grande vitória que podemos alcançar.

Pode parecer trabalhoso, mas além da sensação de capacidade para realizar, os ganhos de obter uma rotina funcional, que faça sentido e que proporcione hábitos saudáveis favorece o bem-estar e a saúde mental e nos ajuda a persistir mesmo diante dos desafios.

E lembre-se: constância não significa somente fazer 100% todos os dias e sim um processo contínuo e leva tempo. Se tiver dificuldade, peça ajuda. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor suas dificuldades e administrar os sentimentos que surgem seja no âmbito profissional, relacionamento ou na realização de um sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.