E o Couro Cabeludo, cadê?

Muito se fala sobre cuidados para os cabelos. Cabelos naturais, cabelos quimicamente transformados, cabelos coloridos, cabelos de crianças, de idosos, de mulheres, homens, cabelos em transição capilar, cabelos.
Pouco se fala sobre o couro cabeludo. Sim, a base para que qualquer pessoa tenha cabelos! Alguns podem falar “raiz”, mas abaixo da raiz capilar é que fica o escalpo, ou seja, o couro cabeludo. É nele que sujidades diariamente são acumuladas. Sejam elas naturais, sejam elas vindas de cosméticos que possuem ingredientes químicos que vão acumulando em nosso couro cabeludo, formando um “tampão” nos folículos capilares.
E o que são os folículos capilares?
São os responsáveis pela passagem do fio de cabelo para a superfície. Antes disso, o fio de cabelo está ainda em sua forma líquida. Ao atingir a superfície, ou seja, ao passar para o escalpo, o líquido é queratinizado imediatamente e se torna um fio.
Por isso a importância de desintoxicar o couro cabeludo ao menos 3 vezes ao ano. Esse é realmente um prazo mínimo, pois o ideal é a cada 3 meses. Para quem tem dermatites por stress ou patologia hereditária não pode viver sem seu shampoo Detox, ao menos uma vez por semana. Minha recomendação é pré-shampoo: envolver as madeixas com condicionador sem silicones antes de lavar com seu shampoo de tratamento.
Muitas pessoas reclamam da lentidão de crescimento capilar. É um dos relatos mais recorrentes, em minha cadeira de corte. E eu sempre vejo à mente, folículos capilares com tampões, obstruídos por sujidades oriundas de cosméticos. Tambem podemos ver juntas, através da ampliação em 500x, com o auxílio do Dermatoscópio.
É produto com “pingos de ouro”, glitter, corantes, perfumes e muito, mas muito silicones, que “entopem” os folículos. Além do pior de todos: o monstro para os tricologistas: shampoo 2 em 1, lava e condiciona ao mesmo tempo. O cosmético mais inútil da face da terra. Um desserviço, que quer dizer: ”entupa o seu folículo, para comprar shampoos e remédios anti-quedas.”
E pasmem: cada precioso folículo pode emanar até 4 fios juntos.
Em suma, entendam uma coisa: não é possível ter um belo jardim sem cuidar da base. Para o jardim, a terra é a base. Adubar, nutrir, regar. Afinal, não há flor que sobreviva apenas com borrifadas de água. É preciso um ciclo de reidratação constante no terreno! E limpeza é um dos principais foco no processo de tratamento. Nesse caso, desintoxicação mesmo. À base de Dermacosméticos, pois eles fazem o que shampoos comuns não conseguem: penetram no couro cabeludo até atingir uma profunda limpeza, a ponto de desencrustrar sujidades antigas que não podem ser vistas a olho nu.
Por fim, além de crescimento capilar, na certa para aqueles que reclamam da pouca quantidade de volume, verão o jardim florir.
Se você nunca fez um Detox do couro cabeludo, você precisa verificar a situação do seu “terreno“.
Se você tem recorrência de queda e mesmo com tratamentos dermatológicos ainda não achou a solução, precisamos analisar onde está a raiz do problema.
Se você tem dermatites, caspas, psoríase e entende como algo pra se chamar de seu, entenda: não é porque é seu que deve ser ignorado. Nenhuma pessoa com intolerância à lactose passa a vida ignorando. Pelo contrário, esta muda toda a sua dieta e passar a se alimentar, inclusive melhor, mais saudável. Existem vários especialistas que defendem que o ser humano é o único adulto que se alimenta de leite após a infância. Tão desnecessário quanto shampoo 2 em um.
Assim como uma pessoa com intolerância à lactose, quem tem patologias do couro cabeludo, precisa do simples ato de ter à disposição o shampoo correto. Estender o braço até a estante do box e lavar já com o tratamento, não é um esforço impossível e leva a viver em equilíbrio. E equilíbrio aqui também é qualidade de vida. Você preza por isso?
Esse é um assunto sério e muitas pessoas não comentam nem mesmo com a melhor amiga sobre isso. Conheço pessoas que foi ao dermatologista e não falaram sobre couro cabeludo. O que é um grave problema. O médico vai indicar exames e essa é a melhor forma de atingir resultados. Quando cuidamos de fora para dentro e também de dentro para fora. Saber das taxas de colesterol, entre outras questões de saúde é fundamental para entender processos de quedas e dermatites seborreicas. Inclusive, durante as análises, se preparem para uma indicação ou outra de Nutricionistas
Se você quiser entender mais sobre o assunto, pode entrar em contato e marcar um bate-papo comigo. O Assessoria dos cachos está na Rua Doutor Antônio Cansanção, n°588, Ponta Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.