Páscoa: 5 dicas para aproveitar sem estragar a dieta

Passou o carnaval, os supermercados já nos avisam: a Páscoa está chegando! Certamente ao lembrarmo-nos dos feriados prolongados, automaticamente pensamos no famoso “enfiar o pé na jaca”, né?

A verdade é que não é só na Páscoa, mas também, no Natal, Carnaval, Dia das Mães… Sempre estamos ansiosos pelas “oportunidades” de comer de tudo, sem se preocupar com as calorias. Se você vem se empenhando durante meses num processo de reeducação alimentar, aposto que não quer ver esse esforço perdido.

Diante dessa situação, não precisamos nos dividir entre “fazer dieta ou ser feliz durante a Páscoa”, afinal, é possível unir os dois. Esse pensamento é uma consequência da cultura da dieta, a qual nos faz pensar que restringir é sempre a única opção. A culpa é sempre do doce, do pão, do carboidrato. Mas se dieta restritiva desse certo, só precisaríamos de uma; porém, ela sempre vem seguida de um efeito sanfona.

Justamente para você não oscilar entre “se jogar no chocolate” ou “não comer nenhum doce” no feriado, trouxe algumas dicas para bem viver a comemoração da Ressurreição de Cristo. 

Trocar o chocolate ao leite pelo meio-amargo, escolher um ovo sem lactose, diet, light…? Será mesmo? Vamos nos deparar com inúmeras dicas na internet, mas qual é a melhor para você?

  1. Não troque seu chocolate preferido por um sem lactose ou funcional, a menos que você seja intolerante à lactose ou tenha alguma recomendação especial (ex: mamães APLV, mulheres com endometriose);
  2. Não compre de forma exagerada! Escolha aquele que você mais gosta!
  3. Doce é sinônimo de sobremesa. Por mais que a vontade do doce “não tenha hora certa”, opte por consumir após uma refeição com proteína (almoço, por exemplo). Assim, seu nível de açúcar no sangue não irá aumentar – o que aconteceria com o estômago vazio;
  4. Menos é mais! Separe seu chocolate em porções pequenas (25 a 40 gramas) para o consumo diário. Essa é a orientação diária da pirâmide alimentar para açúcares e doces. Além disso, o consumo diário é estratégico para evitar o consumo excessivo.
  5. Mantenha a rotina. O nosso corpo não diferencia dia de semana, fim de semana, feriado e férias. Para o emagrecimento, é importante garantir o déficit calórico, independente do dia da semana. Para que este déficit seja maior, associe sempre a deita à atividade física.

 

Para mais dicas e conteúdos relacionados a esse tema, a emagrecimento e saúde da mulher, acesse meu perfil no Instagram:

www.instagram.com/nutrirenatacabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.