Reino Encantado dos Cachos, Ondas e Crespos

Meu nome é Tamires Melo, com nome e sobrenome, como nos ensina a filósofa Lélia Gonzales. Tenho 27 anos. Alagoana, com muito apego à cultura e tradição local. Filha da costureira Maria das Dores e do soldador industrial aposentado Cícero de Melo.

Com minha mãe, aprendi a tecer a minha história, cedo despertei para encontrar o meu caminho, um lugar no mundo, onde pudesse ajudar pessoas a se encontrarem também, quebrando padrões que impõem sobre nosso corpo e cabelo.

Com meu pai, aprendi sobre a dureza da vida. Em 10 anos de desemprego, entre a infância e a adolescência, vi meus pais nunca desistirem de tentar vencer na vida.

Sem recursos e sem oportunidades, a minha única opção era a biblioteca da escola. Lá  descobri que tudo o que quisermos aprender, basta pesquisarmos, a fundo.

Foi aí que eu vesti uma armadura chamada conhecimento autodidata. Da tradução de pesquisas em inglês para o português, entrei em uma floresta. Nomeei a floresta de Reino Encantado dos Cachos, Ondas e Crespos. Quanto mais eu entrava nessa floresta, tudo o que eu conhecia era apaixonante e libertador!

Nos Cachos, eu descobri cachoeiras, belas cascatas em quedas d’água de balanço e movimento.

Nas Ondas, rios e lagoas, que no mar de caracóis desaguam, quando ativados através de um corte a seco…

Nos Crespos, ah, belas folhagens! Tão sedentos quanto as samambaias, que tem sua origem em cachoeiras.

Foi preciso calçar os pés da coragem para avisar ao máximo de pessoas sobre a novidade! Então criei um blog, em 2012. As pesquisas já vinham desde 2011.

Eu sentia que precisava passar à frente tudo o que estava aprendendo. Algo me dizia que não se tratava de uma paixão avassaladora, e sim, um amor para a vida inteira.

E com apenas essa certeza, nenhuma garantia, fiz transição de carreira. O blog tinha apenas 1 ano e o sucesso havia chegado a 1 milhão e meio de leitores. Quando as pessoas descobriam que eu era maceioense, mandavam nos comentários: “me atende!” Foi aí que criei o serviço domiciliar: Assessoria dos Cachos, o primeiro tratamento voltado para os cachos, sem nenhum uso de química no Estado.

Atriz de Teatro há quase 8 anos, já quase na metade do curso Artes Cênicas, Licenciatura, larguei tudo quando o último Projeto encerrou.

O fato é que na Floresta Encantada dos Cachos, eu havia conhecido algo muito precioso: minha autoestima. Quando soltei meu cabelo, antes encharcado de cremes para evitar o volume, me empoderei.

Umas das maiores dificuldades em ser aceita como Assessora dos Cachos, foi ouvir que não daria certo aqui no Estado e que eu deveria ir para o Rio ou SP. Bom, de 2013 pra cá, nosso serviço chegou a mais de 10 mil pessoas, estamos na Ponta Verde há 2 anos, e eu sou só Gratidão!

Assim como transbordo Gratidão a, Due, na pessoa de Valná pelo convite. Espero ajudar leitoras a tecerem novas histórias de amor, do cabelo à alma.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.